Solução de Inteligência Artificial
para para Recuperação da Receita?

Perdas em energia elétrica
podem ser recuperadas

Sistema compatível com vários Medidores Homologados

Comunicação 3G/4G, IoT e Satelital com Inteligência Embarcada RS2000

Gestão e Análise da Medição CAS Hemera MDM

Integração com Sistemas Corporativos e de Faturamento

Neuron - Inteligência Artificial

A limitação dos métodos usuais de combate à perda colabora para a sua recorrência, considerando-se os avanços das manipulações que provocam tais perdas. Concessionárias calculam que o custo para recuperar a situação de perda pode chegar a 75% da própria perda. Assim, faz-se necessário identificar perdas com maior objetividade e que as ações possam ser desempenhadas no menor espaço de tempo possível, utilizando Soluções de Inteligência Artificial para Recuperação da Receita.
O Neuron é a plataforma de Inteligência Artificial da CAS Tecnologia com capacidade infinitamente superior ao de uma pessoa de analisar diferentes cenários e segmentar casos suspeitos de irregularidades.
A inteligência artificial possibilita desenvolver modelos cada vez mais complexos de análise de dados, com capacidade contínua de evolução.
Diagnóstico através de gráficos analíticos – fasoriais, consumo, demanda, corrente, tensão, potência, ângulos e faturamento

Benefícios da Solução CAS

Aumento da Efetividade das Inspeções

Manter quantidade de inspeções e elevar a detecção de irregularidades.

Diminuir a quantidade de inspeções e manter a média de irregularidade detectadas.

Efetividade Atua

60 Assertividades

100 Inspeções

Inspeções em campo

Aumento da efetividade com

60
Assertividades

80
Inspeções

80
Assertividades

100
Inspeções

120
Assertividades

150
Inspeções

120
Assertividades

150
Inspeções

Gráfico de assertividades vs inspeções em campo utilizando os apontamentos do Neuron.

São caminhos que trarão resultados financeiros efetivos para a concessionária, optando por ações consideradas prioritárias.

Aperfeiçoamento dos Modelos Analíticos.

Busca automatizada de informações externas atualizadas continuamente, melhorando as funções analíticas que precisam de informações cadastrais apuradas para prover melhores resultados.

Base cadastral do Hemera - Clientes BTi e BT 200A, telemedidos, utilizando:

Assertividade das seleções de consumidores potenciais fraudadores, através de identificação de padrões.

Case: Concessionário no Brasil

Estes 35% de não-assertividade, em clientes BTI e BT200A, geram um grupo de consumidores analisados com indícios de “falso-positivo”, que consomem tempo dos analistas sem indicar resultados de recuperação de energia/perdas.

Os motivos principais podem estar relacionados à produção de energia (painéis fotovoltaicos) e outras características de comportamento dos clientes de BT que interferem nas regras básicas de análise.

Neuron - Inteligência Artificial

Ambiente em Campo - Medidores

Módulo de Comunicação RS2000

Coleta Manual MOBii

Ambiente de Gestão Comercial & Industrial

Eventos da Telemetria

Eventos de Negócio

Atenuação

Ambiente de análise

Rede Neural

Mais de 80 Regras Analíticas

Aprendizado e Criação de novas Regras Compostas

Apontamento para o processo de Recuperação de Receita

Neuron - Inteligência Artificial

Ambiente em Campo - Medidores

Módulo de Comunicação RS2000

Coleta Manual MOBii

Ambiente de Gestão Comercial & Industrial

Eventos da Telemetria

Eventos de Negócio

Atenuação

Ambiente de análise

Rede Neural

Mais de 80 Regras Analíticas

Aprendizado e Criação de novas Regras Compostas

Apontamento para o processo de Recuperação de Receita